Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em  Fonte "Times New Roman", espaço 1,5 entre linhas, tamanho 12 e resumo tamanho 10; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Foi anexada a Lista de Autores e Afiliação.

  • Foi anexada a Declaração de Conflitos de Interesse.

Author Guidelines

NORMAS TÉCNICO-EDITORIAIS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

 

FOCO E ESCOPO

 

a) A Revista Científica da FAMINAS recebe artigos científicos inéditos na área do conhecimento multidisciplinar. Tal área pode englobar os cursos a seguir: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, e Sistemas de Informação.

 

b) Poderão ser submetidos artigos para publicação nas seguintes seções:

  • Artigo original (pesquisa);
  • Relato de caso (aceitos em número limitado);
  • Relato de experiência (aceitos em número limitado);
  • Revisão da literatura (aceitos em número limitado).

 

NORMAS TÉCNICAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS*

 

a) Os artigos devem ser enviados no formato Microsoft Word e com tamanho de até 5MB.

 

b) Tamanho do papel: A4;

 

c) Layout das margens da página: normal (superior, 3 cm; inferior, 2 cm; esquerda, 3 cm; direita, 2 cm);

 

d) Fonte "Times New Roman", estilo normal, tamanho 12 e resumo tamanho 10;

 

e) Espaço 1,5 entre linhas e alinhamento justificado;

 

f) Utilizar o espaço simples somente no resumo e em notas de rodapé, citações longas, legendas, referências e fontes das ilustrações e das tabelas (ABNT NBR 14724:2011);

 

g) Os itens e subitens devem aparecer em letras minúsculas, exceto a 1ª letra, “negritadas” e devem sempre ser iniciados na mesma página, não deixando espaços em branco entre um e outro, utilizando-se numeração para os itens (1, 2, 3 etc.) e sub-numeração para os subitens (1.1, 1.2, 2.1, 2.2 etc.). Os títulos das seções e subseções devem ser separados entre as linhas com espaço duplo. Os títulos extensos, quando ocuparem mais de uma linha “devem estar, a partir da segunda linha, alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do título” (ABNT NBR 14724:2011);

 

h) notas de rodapé: adotar apenas para notas explicativas. No texto, utilizar o sistema autor-data (ABNT NBR 10520:2002); fonte 9; utilizar espaço simples entre as linhas e alinhamento justificado. A nota deve ser alinhada, “a partir da segunda linha, de forma a destacar o expoente, sem espaço entre elas [...].” (ABNT NBR 14724: 2011);

 

i) citações: podem ser transcrições literais (citação direta curta) ou uma síntese do trecho que se quer citar (citação indireta), atendendo a formatação da ABNT NBR 10520:2002. A identificação individual dos elementos essenciais retirados de um documento deverá constar na lista de referência, no final do artigo, com espaçamento simples;

 

j) ilustrações e tabelas: Devem ser inseridas o mais próximo possível da parte do texto a que se refere, em fonte 12. Para garantir a qualidade devem ser em formato jpg ou emf, com resolução mínima de 300 dpi’s. A identificação deve aparecer na parte superior como desenho, esquema, fluxograma, gráfico, quadro, figura, tabela entre outros, seguida de seu número em algarismos arábicos. A fonte consultada deverá ser inserida, na parte inferior, sendo um elemento obrigatório, mesmo que a ilustração e a tabela sejam do próprio autor. (ABNT NBR 14724:2011);

 

l) Quaisquer imagens, gráficos ou similares inseridos nos artigos deverão também ser enviados separadamente, no seu programa original;

 

m) Quando mencionada pela primeira vez no texto, a sigla deve aparecer entre parênteses precedida do nome. Exemplo: O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é um órgão governamental (…);

 

n) Os artigos deverão ser enviados com a devida correção ortográfica.

 

* Artigos que não atenderem aos quesitos serão devolvidos para os autores.

 

ESTRUTURA DO ARTIGO

 

a) Título: Deve ser claro e objetivo, podendo ser completado por um subtítulo. Deve ser elaborado em português e língua estrangeira, caixa alta, negrito, centralizado, fonte 12 e subtítulo (se houver), separados por dois-pontos (:);

 

b) Autor(es): nome completo do autor, titulação, vínculo institucional e endereço para correspondência. O nome do(s) autor (es) deve ser descritos em negrito, centralizado e com o sobrenome em caixa alta. O nome da Instituição a que pertence(m) pode(m) ser ordenado(s) com expoentes numéricos (1, 2, 3, etc.), conforme dados de cada autor e endereço de e-mail (em itálico);

 

c) Resumo e palavras-chave: o resumo deverá conter até 250 palavrase estar acompanhado de 3 a 5 palavras-chave separadas com ponto e vírgula (;) e finalizada por ponto. O resumo deve estar descrito em parágrafo único, sem recuo indicativo de parágrafo e em espaço simples.Além do texto em português, o resumo (abstract) e as palavras-chave (keywords) devem estar transcritas em idioma estrangeiro de divulgação internacional (língua inglesa).

 

d) Agradecimento(s) de caráter acadêmico: opcional. Texto conciso e que seja realmente indispensável para citação de pessoas que auxiliaram na construção do trabalho, mas que não foram caracterizadas como coautoras, ou instituições financiadoras e de apoio material;

 

e) Declaração de conflito de interesse dos autores;

 

f) Corpo do texto: Geralmente contém três partes básicas: introdução, desenvolvimento (material e métodos, resultados e discussão) e conclusão.

 

  • Introdução: Exposição breve do tema tratado, apresentando-o de maneira geral e relacionando a literatura consultada com o assunto do artigo. A introdução deve expor: (1) preliminarmente o tema, apresentando, por exemplo, as definições, conceituações, pontos de vista e abordagens; (2) a justificativa da escolha do tema; (3) os objetivos e o plano adotado para o desenvolvimento da pesquisa ou do estudo. Ela deve situar o problema da pesquisa no contexto geral da área e indicar os pressupostos necessários à sua compreensão. Não se aconselha a inclusão de ilustrações, tabelas e gráficos na introdução.

 

  • Desenvolvimento: deverá ser desmembrado em seções (ABNT NBR 6024: 2003), tais como: 1) Material e métodos, quedescreve detalhadamente os procedimentos metodológicos e as técnicas utilizadas na coleta e análises dos dados. Essa seção visa replicar a pesquisa, por isso a importância da descrição detalhada e lógica de cada procedimento e análise do estudo. Modelos de questionários, entrevistas ou qualquer outro material complementar usado na pesquisa podem ser apresentados em forma de anexo ou material suplementar; 2) Resultados e discussão: nesta seção o autor apresenta de forma detalhada, racional, objetiva e clara o resultado da pesquisa, permitindo ao leitor completa assimilação da investigação realizada. Na apresentação dos resultados, deve-se evitarinterpretações ou comentários pessoais. A apresentação dos resultados deve vir acrescida de informações literárias que afirmam ou discordam dos dados apresentados. Essa discussão deve ser acompanhada de referênciaspréviasda literatura. Visa discutir, confirmar ou negar hipóteses e/ou confirmar resultados da pesquisa indicados anteriormente na introdução. O levantamento de novas hipóteses e a descrição das limitações do estudo são sempre muito bem-vindas. Dependendo do estilo do autor ou da necessidade, o item “discussão” pode ser apresentado separadamente dos resultados.

 

  • Conclusão: É a parte final do trabalho e deve incluir, antes de tudo, uma resposta para a problemática do tema proposto na introdução. Deve ser breve, concisa e referir-se às hipóteses levantadas e aos resultados obtidos. Em outras palavras, a conclusão deve responder aos objetivos propostos pela pesquisa e deve ser fiel aos resultados encontrados. Ao terminar de expor a conclusão do estudo, o autor pode expor seu ponto de vista com base nos resultados que avaliou e interpretou. Esse item pode incluir também recomendações e/ou sugestões de outras pesquisas que possam vir a responder algumas perguntas que não foram respondidas ou que surgiram com a sua pesquisa.

 

g) Referências: as fontes utilizadas pelo autor devem ser listadas ao final do artigo (ABNT NBR 6023:2018), de acordo com o exemplo a seguir:

Livros: MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

Artigos: RECH, C. M. C. B.; OLIVEIRA, K. N.; LOCH, R. E. N. Orientações para Elaborar um Mapa Temático Turístico. CoordenadasTurismo e Gerenciamento, Itajaí, v. 1, n. 1, p. 9-23, 2005.

Trabalhos em meio eletrônico: BAVERESCO, A.; BARBOSA, E.; ETCHEVERRY, K. M. (org.). Projetos de filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 20011. E-book (213 p.) (Coleção Filosofia). ISBN 978-85-397-0073-8. Disponível em:http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/projetodefilosofia.pedf. Acesso em 21 de ago. 2011.

 

g) Anexos e/ou materiais suplementares podem ser incluídos, especialmente para detalhar a análise dos dados e melhorar a compreensão do estudo.

 

NORMAS EDITORIAIS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

 

a) A contribuição deve ser original e inédita. Além disso, ela não pode estar sendo avaliada para publicação em outra revista; caso contrário, justificar em “Comentários ao editor”.

 

b) Quando pertinente, é necessário anexar (metadados) a cópia do Parecer de Aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Verificar a Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde, disponível em http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf).

 

c) Os artigos submetidos à Revista Científica da FAMINAS serão avaliados por revisores independentes (no mínimo 2), que analisam o mérito acadêmico-científico-tecnológico do artigo (revisão por pares). As avaliações ocorrem em regime duplo-cego (ou seja, o revisor não saberá quem são os autores e nem os autores saberão dos revisores). Esse formato de avaliação beneficia o julgamento do artigo sem conflito de interesse, como algum tipo de problema ou favorecimento entre os autores e os revisores. Esse processo de revisão duplo-cego por pares melhora a qualidade e a validade dos artigos que são publicados na revista.

Artigos

Política padrão de seção

Privacy Statement

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.