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Diretrizes para Autores

NORMAS TÉCNICO-EDITORIAIS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

 

FOCO E ESCOPO

 

a)    A Revista Científica da FAMINAS recebe artigos de Ciências Biológicas e da Saúde e de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas que estejam preferencialmente vinculados às áreas de Medicina I, Medicina II e Saúde Coletiva.

 

  • A Medicina I abarca as seguintes subáreas: Clínica Médica; Angiologia; Dermatologia; Cancerologia; Endocrinologia; Cardiologia; Gastroenterologia; Pneumologia; Nefrologia; Fisiatria; Medicina Legal e Deontologia.

 

  • A Medicina II engloba as seguintes subáreas: Alergologia e Imunologia Clínica; Hematologia; Neurologia; Pediatria; Doenças Infecciosas e Parasitárias; Reumatologia; Saúde Materno-Infantil; Psiquiatria; Anatomia Patológica e Patologia Clínica; Radiologia Médica; Nutrição – Bioquímica da Nutrição; Dietética; Análise Nutricional de População; Desnutrição e Desenvolvimento Fisiológico.

 

  • A Saúde Coletiva engloba as seguintes subáreas: Epidemiologia, Saúde Pública; e Medicina Preventiva.

 

b)    Poderão ser submetidos artigos para publicação nas seguintes seções:

 

  • Pesquisa;

 

  • Relato de caso (aceitos em número limitado);
 
  • Relato de experiência (aceitos em número limitado).

 

NORMAS TÉCNICAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS*

 

a)    Os artigos devem ser enviados no formato Microsoft Word e com tamanho de até 2MB.

 

b)    Cada artigo deverá conter no máximo 20 páginas, com a seguinte formatação:

 

  • Tamanho do papel: A4.

 

  • Layout das margens da página: normal (superior, 2,5 cm; inferior, 2,5 cm; esquerda, 3 cm; direita, 3 cm.

 

  • Fonte e espaçamento: Times New Roman, corpo (tamanho) 12, e espaço simples entre as linhas.

 

c)    Os artigos deverão ser enviados com a devida correção ortográfica.

 

d)    As notas e as referências bibliográficas deverão estar em acordo com as normas da ABNT.

 

e)    Quaisquer imagens, gráficos ou similares inseridos nos artigos deverão também ser enviados separadamente, no seu programa original.

 

*     Artigos que não atenderem aos quesitos serão devolvidos para os autores.

 

NORMAS EDITORIAIS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

 

a)    A contribuição deve ser original e inédita e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em “Comentários ao editor”.

 

b)    Anexar Lista de Autores e Afiliação (nomes completos, sem abreviaturas, na ordem a ser usada na publicação; formação profissional, maior título e vínculo profissional, detalhando a função/cargo e a instituição, com cidade, estado e país; endereços postais (que não serão fornecidos a terceiros) e endereços eletrônicos, que serão publicados no artigo (modelo disponível em ?????????????????????).

 

c)    Quando pertinente, é necessário anexar (metadados) a cópia do Parecer de Aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Verificar a Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde, disponível em http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf).

 

d)    Quando pertinente, anexar a Declaração de Conflitos de Interesse (modelo disponível em ???????????????????).

 

e)    Os artigos submetidos à Revista Científica da FAMINAS (RCFaminas) serão apreciados pela Comissão Editorial e, se em acordo com as normas de publicação, enviados a dois pareceristas (revisores) externos. Em caso de não atender as normas técnicas e/ou editoriais, poderá ser recusado ou devolvido ao(s) autor(es) para correção. Para ser publicado, o texto precisa ser aprovado pelos dois pareceristas. Caso seja aceito por um e recusado por outro, um terceiro parecerista avaliará o trabalho para que se chegue a uma conclusão. Nesta fase, poderá ser aceito, recusado ou devolvido ao(s) autor(es) para acréscimo ou correção.

f)    Os pareceristas avaliam os textos segundo: relevância da contribuição metodológica e teórica; qualidade da pesquisa e diálogo com a literatura especializada; argumentatividade e a compreensão.

 

ESTRUTURA DO ARTIGO

 

a)    Título: Deve ser claro e objetivo, podendo ser completado por um subtítulo. Deve ser escrito em português e inglês (se o autor não enviar o título em inglês, ele será feito pela Editora).

 

b)    Resumo e descritores: O resumo deverá conter até 250 palavras e estar acompanhado de 3 (três) a 5 (cinco) descritores (palavras relevantes para indexação). A escolha dos descritores deverá seguir, obrigatoriamente, o DeCS (Descritores de Ciências da Saúde) da BIREME (disponível no site www.bireme.org ou www.bireme.br).

 

c)    Abstract e descriptors: Tradução do resumo e dos descritores.

 

d)    Agradecimento(s) de caráter acadêmico: Opcional. Texto conciso e que seja realmente indispensável para citação de pessoas que auxiliaram na construção do trabalho, mas que não foram caracterizadas como coautoras, ou instituições financiadoras e de apoio material.

 

e)    Corpo do texto: Geralmente contém três partes básicas: introdução, desenvolvimento e considerações finais.

 

  • Introdução: “Exposição breve do tema tratado, apresentando-o de maneira geral e relacionando a literatura consultada com o assunto do artigo. A introdução deve expor preliminarmente o tema; apresentar definições, conceituações, pontos de vista e abordagens; justificativa da escolha do tema; objetivos e plano adotado para o desenvolvimento da pesquisa ou do estudo; deve situar o problema da pesquisa no contexto geral da área e indicar os pressupostos necessários à sua compreensão. Não se aconselha a inclusão de ilustrações, tabelas e gráficos na introdução”.

 

  • Revisão de literatura: “Pode ser incluída na introdução ou apresentada separadamente. Deve citar textos que tenham embasado o desenvolvimento do trabalho. A revisão da literatura citada deve ser apresentada preferencialmente em ordem cronológica, conforme evolução do assunto, observando-se as normas para citação no texto”.

 

  • Desenvolvimento: “Núcleo do trabalho em que o autor expõe, explica e demonstra o assunto em todos os seus aspectos. Deve-se adotar o sistema de numeração progressiva para a divisão do tema. Para relatos de pesquisa, o artigo pode apresentar a seguinte subdivisão”: 1) Material e métodos (metodologia): “descrição do material e dos métodos para o desenvolvimento da pesquisa e indicação breve das técnicas e processos utilizados na investigação. Modelos de questionários, entrevistas ou qualquer outro material complementar usado na pesquisa devem ser apresentados em anexo”; 2) Resultados e discussão: “este item visa discutir, confirmar ou negar hipóteses e/ou confirmar resultados da pesquisa indicados anteriormente na introdução. Expõe de forma detalhada, racional, objetiva e clara o resultado da pesquisa, permitindo ao leitor completa assimilação da investigação realizada. Dependendo do estilo do autor ou da necessidade, o item ‘discussão’ pode ser apresentado separadamente dos resultados”.

 

  • Considerações finais: “É a parte final do trabalho e deve incluir, antes de tudo, uma resposta para a problemática do tema proposto na introdução. É uma decorrência lógica e natural de tudo que a precede. Deve ser breve, concisa e referir-se às hipóteses levantadas e discutidas anteriormente. O autor pode expor seu ponto de vista com base nos resultados que avaliou e interpretou. Esse item pode incluir também recomendações e/ou sugestões de outras pesquisas na área”.

 

f)    Notas: Devem ser colocadas em rodapé. Além das usuais, a primeira página do artigo poderá conter as seguintes notas:

 

  • quando for material elaborado sob orientação, citar nome e titulação do professor orientador e do co-orientador, quando houver;

 

  • caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, mencionar seu nome.

 

g)    Anexos e/ou apêndices: “Constituindo-se de material complementar ao texto, devem ser incluídos somente quando imprescindíveis à sua compreensão”.

 

h)    Referências bibliográficas: Relação das fontes utilizadas pelo autor, de acordo com as normas da ABNT.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. Foi anexada a Lista de Autores e Afiliação.

  8. Foi anexada a Declaração de Conflitos de Interesse.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.