Análise da perçepção do conhecimento entre docentes e discentes ao direito de imagem e voz dos professores e suas aplicações éticas

Autores

  • Mayara Alves da Silva Gonçalves
  • Douglas Ribeiro Lucas UENF
  • Fernanda Cristina Abrão da Rocha Centro Universitário FAMINAS
  • Alexandre Horácio Couto Bittencourt CENTRO UNIVERSITÁRIO FAMINAS/ FUNDAÇÃO CRISTIANO VARELLA

Palavras-chave:

direito de imagem e voz, liberdade de expressão, ética, discente, docente

Resumo

Com o avanço da modernidade, tornou-se comum que os alunos adotassem o hábito de fotografar as aulas, seja para revisar o conteúdo em casa ou para transcrevê-lo para o caderno. Essa prática decorre das dificuldades enfrentadas pelos alunos para acompanhar o professor e tomar notas simultaneamente durante a aula, o que pode prejudicar sua compreensão do conteúdo e a transcrição para o caderno. Na maioria dos casos, o objetivo não é desrespeitar ou prejudicar o professor, mas sim facilitar o estudo do material, evitando a necessidade de recorrer ao caderno durante a aula. No entanto, é importante tomar alguns cuidados para manter a ética e o respeito pelo profissional dentro da sala de aula. O uso de imagens, áudios ou vídeos deve ser autorizado e, além disso, esses registros devem ser devidamente avaliados antes de qualquer publicação. Dessa forma, é possível evitar diversos riscos associados ao uso inadequado de imagens, áudios ou vídeos, como constrangimentos, questões de segurança e ações judiciais, que podem representar grandes desafios tanto para os professores quanto para os alunos. Este trabalho buscou destacar um problema de grande impacto no meio acadêmico atual, frequente e persistente. Os resultados obtidos revelaram uma alta taxa de imprudência por parte dos alunos em relação à captura não autorizada de seus professores, destacando o quanto essas atividades ilícitas podem causar constrangimento.

Palavras-chave: direito de imagem e voz; liberdade de expressão; ética; discente, docente.

 

Abstract

With the advance of modernity, it has become common for students to adopt the habit of photographing lessons, either to revise the content at home or to transcribe it into their notebooks. This practice stems from the difficulties faced by students in keeping up with the teacher and taking notes at the same time during the lesson, which can impair their understanding of the content and transcription into the notebook. In most cases, the aim is not to disrespect or harm the teacher, but to make it easier to study the material, avoiding the need to resort to the notebook during the lesson. However, it is important to take some precautions to maintain ethics and respect for the professional in the classroom. The use of images, audios or videos must be authorized and, in addition, these records must be duly evaluated before any publication. In this way, it is possible to avoid various risks associated with the inappropriate use of images, audios or videos, such as embarrassment, security issues and lawsuits, which can represent major challenges for both teachers and students. This study sought to highlight a frequent and persistent problem that has a major impact on academia today. The results obtained revealed a high rate of recklessness on the part of students in relation to the unauthorized capture of their teachers, highlighting the extent to which these illicit activities can cause embarrassment.

 Keywords: right to image and voice; freedom of expression; ethics.

Biografia do Autor

Mayara Alves da Silva Gonçalves

Biologa pela UEMG - Carangola

Douglas Ribeiro Lucas, UENF

Cursando o doutorado em Biociências e Biotecnologia na Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF (2021), onde também obtive meu título de Mestre na mesma área (2021). Sou formado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Carangola (2017). Durante minha graduação, tive a oportunidade de participar do programa de Iniciação Científica PAPq UEMG (2016), onde fui bolsista, e posteriormente, atuei como estagiário voluntário nesse mesmo programa. Essas experiências foram fundamentais para o meu desenvolvimento como pesquisador e me despertaram para a importância da pesquisa científica. Atualmente, estou envolvido em uma linha de pesquisa empolgante, que aborda as proteínas e peptídeos antimicrobianos encontrados em plantas de interesse agropecuário e médico. Meu trabalho se concentra na elucidação do mecanismo de ação desses AMPs sobre leveduras patogênicas de interesse clínico, realizando estudos aprofundados no Laboratório de Fisiologia e Bioquímica de Microrganismos da UENF. Minha experiência abrange diversas áreas da bioquímica, com ênfase em macromoléculas, biologia molecular e microbiologia. Ao longo da minha carreira acadêmica, também atuo como professor na rede pública municipal de Manhumirim, Minas Gerais, compartilhando meus conhecimentos e contribuindo para a formação de novos estudantes.

Fernanda Cristina Abrão da Rocha, Centro Universitário FAMINAS

 

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Minas (2012), graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (1999), Especialização em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001), Especialização em Gestão e Implementação em EAD pela Universidade Federa Fluminense (2012), mestrado em Literatura Brasileira pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2005). No período de 2016 a 2021 coordenou do Núcleo EAD do Unifaminas e Faminas-BH. Desde agosto de 2021 exerce o cargo de Diretora dos Institutos do Centro Universitário - FAMINAS. Desde 2007 é membro docente da Comissão Própria de Avaliação - CPA do Unifaminas e atuou como coordenadora da Comissão Própria de Avaliação -CPA do Unifaminas no período de 2009 a 2015. Tem experiência na área de Letras, Comunicação Social e Ensino a Distância, atuando principalmente, no planejamento didático de cursos a distância, bem como na construção de matérias didáticos para EAD utilizando as novas tecnologias da Educação e práticas de Educomunicação para o ensino superior. Gestão educacioan

Alexandre Horácio Couto Bittencourt, CENTRO UNIVERSITÁRIO FAMINAS/ FUNDAÇÃO CRISTIANO VARELLA

Doutor em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF-Campos dos Goitacazes-RJ (2019), Mestre em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (1999), Especialista em Gestão e Implementação em EAD pela Universidade Federal Fluminense(2015) Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996). Pesquisador Associado da Rede Nacional de Ciência para Educação. Pesquisador da Red Iberoamericana sobre Conocimiento Especializado del Profesorado de Matemáticas (Red Iberoamericana MTSK)Professor do Centro Universitário FAMINAS desde 2004 nos cursos de graduação na área de saúde e Pós-Graduação. Coordenador de Pesquisa desde 2007 e Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da FAMINAS. Coordenador de Pesquisa da FAMINAS BH. Coordenador do Programa de Internacionalização da FAMINAS. Pesquisador na Fundação Cristiano Varella. Detentor e responsável do domínio alexandrebittencourt.com.br. Tem experiência nas áreas de Ensino e Pesquisa em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Tecnologias Educacionais e Aprendizagem, Fitoquímica, Atividade biocida de plantas medicinais, Educação e Gestão Ambiental.

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Publicado

19-12-2024

Como Citar

Gonçalves, M. A. da S., Lucas, D. R., Rocha, F. C. A., & Bittencourt, A. H. C. (2024). Análise da perçepção do conhecimento entre docentes e discentes ao direito de imagem e voz dos professores e suas aplicações éticas. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 19(1), 20–30. Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/834