Análise da perçepção do conhecimento entre docentes e discentes ao direito de imagem e voz dos professores e suas aplicações éticas
Keywords:
direito de imagem e voz, liberdade de expressão, ética, discente, docenteAbstract
Com o avanço da modernidade, tornou-se comum que os alunos adotassem o hábito de fotografar as aulas, seja para revisar o conteúdo em casa ou para transcrevê-lo para o caderno. Essa prática decorre das dificuldades enfrentadas pelos alunos para acompanhar o professor e tomar notas simultaneamente durante a aula, o que pode prejudicar sua compreensão do conteúdo e a transcrição para o caderno. Na maioria dos casos, o objetivo não é desrespeitar ou prejudicar o professor, mas sim facilitar o estudo do material, evitando a necessidade de recorrer ao caderno durante a aula. No entanto, é importante tomar alguns cuidados para manter a ética e o respeito pelo profissional dentro da sala de aula. O uso de imagens, áudios ou vídeos deve ser autorizado e, além disso, esses registros devem ser devidamente avaliados antes de qualquer publicação. Dessa forma, é possível evitar diversos riscos associados ao uso inadequado de imagens, áudios ou vídeos, como constrangimentos, questões de segurança e ações judiciais, que podem representar grandes desafios tanto para os professores quanto para os alunos. Este trabalho buscou destacar um problema de grande impacto no meio acadêmico atual, frequente e persistente. Os resultados obtidos revelaram uma alta taxa de imprudência por parte dos alunos em relação à captura não autorizada de seus professores, destacando o quanto essas atividades ilícitas podem causar constrangimento.
Palavras-chave: direito de imagem e voz; liberdade de expressão; ética; discente, docente.
Abstract
With the advance of modernity, it has become common for students to adopt the habit of photographing lessons, either to revise the content at home or to transcribe it into their notebooks. This practice stems from the difficulties faced by students in keeping up with the teacher and taking notes at the same time during the lesson, which can impair their understanding of the content and transcription into the notebook. In most cases, the aim is not to disrespect or harm the teacher, but to make it easier to study the material, avoiding the need to resort to the notebook during the lesson. However, it is important to take some precautions to maintain ethics and respect for the professional in the classroom. The use of images, audios or videos must be authorized and, in addition, these records must be duly evaluated before any publication. In this way, it is possible to avoid various risks associated with the inappropriate use of images, audios or videos, such as embarrassment, security issues and lawsuits, which can represent major challenges for both teachers and students. This study sought to highlight a frequent and persistent problem that has a major impact on academia today. The results obtained revealed a high rate of recklessness on the part of students in relation to the unauthorized capture of their teachers, highlighting the extent to which these illicit activities can cause embarrassment.
Keywords: right to image and voice; freedom of expression; ethics.
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