O modelo estratégico na centralização das compras públicas: levantamento e análise dos modelos estratégicos utilizados nas operacionalidades de alguns órgãos públicos no Brasil
Resumo
A pesquisa foi realizado por um estudo de caso com trabalho de campo, observação do participante com entrevista em profundidade com relato histórico e utilizou-se também dados em uma amostra entre os anos 2002 a 2013, período contemplado com o modelo experimental inovador em um órgão público e teve como objetivo apresentar um estudo de caso do modelo estratégico UNIÃO e FORÇA, com análise sobre os outros modelos estratégicos na centralização das compras públicas e a importância de cada tomada de decisão e a seriedade dos envolvidos no processo de centralização, levando em consideração a legislação vigente. Além disso, o estudo resultou-se com a criação de um check-list instrucional do processo com as possíveis dúvidas da implantação em uma instituição pública com um passo a passo não encontrado nas publicações acadêmicas. Por fim, o resultado do estudo representa um novo caminho para as instituições públicas poderem contribuir com informações para o mundo acadêmico, levando-os a apreciar a possível existência de vários modelos estratégicos que o setor público cria ao decorrer do tempo e que, geralmente, não são publicados. Além disso, é um projeto humanitário que pleiteia aos idealizadores o que será feito com a mão de obra que não será aproveitada nestes projetos, pois não foi encontrado essa informação nos outros estudos.
Palavras-chave: modelos estratégicos; órgãos públicos; gestão de compras; central de compras compartilhadas; reduções de esforços e custos.
Referências
AFFONSO, H. J.; MARTINS, H. C. Centro de serviços compartilhados (CSC): impactos da implementação do modelo na estratégia, na estrutura e na gestão de empresas do setor privado. Rev. Ciênc. Empres. UNIPAR, v.11, n.2, p. 191-212, 2010.
ARAUJO, G. B. P.; LEMOS, L. B. S. A Gestão de Compras Públicas: um estudo de caso da Central de Compras do Distrito Federal. Teoria e Prática em Administração, v. 10, n. 2, p. 124-137, 2020.
BARATA, J. G.; BRAGA, A. C. B. O Processo de recrutamento e seleção para o centro de serviços compartilhados do estado de Minas Gerais: estudo de caso. II Congresso Brasileiro de Políticas Públicas e Gestão Governamental, Belo Horizonte, 2017.
BERALDO, G. D.; TEIXEIRA, L. A. A.; REIS NETO, M. T. Motivação e gestão de pessoas no setor público. Revista Científica da FAMINAS, v. 16, n. 1, p. 26-34, 2021.
FALSARELLA, O. M.; JANNUZZI, C. A. S. C. Planejamento estratégico empresarial e planejamento de tecnologia de informação e comunicação: uma abordagem utilizando projetos. Gest. Prod., v. 24, n. 3, p. 610-621, 2017.
FERREIRA, C.; BRESCIANI, L.P.; MAZZALI, L. Centro de Serviços Compartilhados: da experiência britânica às perspectivas de inovação na Gestão Pública Brasileira. Revista do Serviço Público, v. 61, n. 4, p. 378- 403, 2010.
GUEDES, D. R.; SILVA JÚNIOR, A. R. Governança pública no Brasil: estado da arte dos estudos publicados entre 2009 a 2019. Revista Controladoria e Gestão, v. 2, n.1, p. 370-387, 2021.
MELO, G. C. R.; RODRIGUES, M. I. A. Licitações das arrematações ao novo projeto de lei: uma evolução do processo de compras públicas. Curitiba: Imprenta, 2014, p. 143.
SETOP, Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas de Minas Gerais. Cidade Admistrativa completa quatro anos com economia de R$121 milhões em 2013. Disponível em: <http://www.transportes.mg.gov.br/leis/story/1831-cidade-administrativa-completa-quatro-anos-com-economia-de-r-121-milhoes-em-2013> Acesso em: 01 de janeiro 2015.
SILVA, T. J.; PELLIN, A.; RIBEIRO, I.; ROLO, C. A. Diagnóstico e proposição de mudanças no fluxo de compras e almoxarifado de uma instituição de ensino Público Federal. Revista Capital Científico, v. 19, n.3, p. 86- 94, 2021.
VILHENA, R. M.; HIRLE, A. L. Gestão de compras e qualidade do gasto público: a experiência de Minas Gerais com o planejamento de compras e a integração da gestão de compras à gestão orçamentária. VI Brasil Gestão Secretário de Estado. Centro de Conversões Ulysses Guimarães, VI Congresso CONSAD de Gestão Pública, 2013.
VILHENA, R. M. P.; BRITO, A. R.; VALLE, A. C. C. A. Implantação de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) no Governo do Estado de Minas Gerais: pioneirismo, desafios, modernizações e inovações. VII Congresso CONSAD de Gestão Pública. Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Brasília, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).