O modelo estratégico na centralização das compras públicas: levantamento e análise dos modelos estratégicos utilizados nas operacionalidades de alguns órgãos públicos no Brasil
Abstract
A pesquisa foi realizado por um estudo de caso com trabalho de campo, observação do participante com entrevista em profundidade com relato histórico e utilizou-se também dados em uma amostra entre os anos 2002 a 2013, período contemplado com o modelo experimental inovador em um órgão público e teve como objetivo apresentar um estudo de caso do modelo estratégico UNIÃO e FORÇA, com análise sobre os outros modelos estratégicos na centralização das compras públicas e a importância de cada tomada de decisão e a seriedade dos envolvidos no processo de centralização, levando em consideração a legislação vigente. Além disso, o estudo resultou-se com a criação de um check-list instrucional do processo com as possíveis dúvidas da implantação em uma instituição pública com um passo a passo não encontrado nas publicações acadêmicas. Por fim, o resultado do estudo representa um novo caminho para as instituições públicas poderem contribuir com informações para o mundo acadêmico, levando-os a apreciar a possível existência de vários modelos estratégicos que o setor público cria ao decorrer do tempo e que, geralmente, não são publicados. Além disso, é um projeto humanitário que pleiteia aos idealizadores o que será feito com a mão de obra que não será aproveitada nestes projetos, pois não foi encontrado essa informação nos outros estudos.
Palavras-chave: modelos estratégicos; órgãos públicos; gestão de compras; central de compras compartilhadas; reduções de esforços e custos.
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