Comportamento frente ao consumo de bebidas alcoólicas entre estudantes universitários e seu efeito sobre a função hepática
Resumo
RESUMO:
Foi investigado o consumo de bebidas alcoólicas de 30 universitários, entre 18 e 25 anos, na cidade de Muriaé (MG). Por meio de um questionário semiestruturado foram coletados dados sobre o tipo de bebidas alcoólicas ingeridas, quantidade e frequência da ingestão. Após a aplicação do questionário foi realizada a dosagem dos seguintes indicadores de função hepática: Transaminase Glutâmico Oxalacética (TGO), Transaminase Glutâmico Pirúvica (TGP), Gamaglutamiltransferase (GGT), Fosfatase Alcalina (FA) e proteína albumina. Não foram encontradas alterações relevantes que indicassem dano hepático no período avaliado. O consumo de bebidas alcoólicas vem aumentando entre os jovens adultos. Com isso, espera-se uma tendência de aumento no surgimento de lesões hepáticas devido ao consumo crônico do álcool, em indivíduos cada vez mais jovens, agravando o impacto na saúde pública.
Palavras-chave: Hepatotoxicidade, Álcool, Universitários.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).