Comportamento frente ao consumo de bebidas alcoólicas entre estudantes universitários e seu efeito sobre a função hepática
Abstract
RESUMO:
Foi investigado o consumo de bebidas alcoólicas de 30 universitários, entre 18 e 25 anos, na cidade de Muriaé (MG). Por meio de um questionário semiestruturado foram coletados dados sobre o tipo de bebidas alcoólicas ingeridas, quantidade e frequência da ingestão. Após a aplicação do questionário foi realizada a dosagem dos seguintes indicadores de função hepática: Transaminase Glutâmico Oxalacética (TGO), Transaminase Glutâmico Pirúvica (TGP), Gamaglutamiltransferase (GGT), Fosfatase Alcalina (FA) e proteína albumina. Não foram encontradas alterações relevantes que indicassem dano hepático no período avaliado. O consumo de bebidas alcoólicas vem aumentando entre os jovens adultos. Com isso, espera-se uma tendência de aumento no surgimento de lesões hepáticas devido ao consumo crônico do álcool, em indivíduos cada vez mais jovens, agravando o impacto na saúde pública.
Palavras-chave: Hepatotoxicidade, Álcool, Universitários.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Verlúcio Alves de AGUIAR JÚNIOR, Eliabe do Carmo ALMEIDA, Caio Agostini Calheiros GROSSO, Tiago César Gouvêa MOREIRA, Christiane MARIOTINI-MOURA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).