Comparação da atividade antimicrobiana de extratos de confrei – Symphytum officinale – e agentes químicos
Resumo
Os agentes químicos com atividade antimicrobiana pertencem aos álcoois e aos grupos quaternários de amônio. Todavia com os avanços da biotecnologia e da química sintética, estudos têm
levado a uma revisão sobre as propriedades antimicrobianas de diferentes espécies vegetais. O presente estudo teve como objetivo comparar a atividade antimicrobiana de extratos de Symphytum officinalee agentes químicos comercializados em
cepas de Escherichia colie Staphylococcus aureus. Os bioensaios foram conduzidos no laboratório da FAMINAS-Muriaé (MG). Para a análise do controle positivo verificou-se a presença de crescimento bacteriano e, no controle negativo, verificou-se a não ocorrência de crescimento bacteriano.
Palavras-chave: antimicrobianos, extratos, agentes
químicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Silas Osório de REZENDE, Welington Vicente BRAGA, Marina Sodré BRAGA, Fernanda Mara FERNANDES, Alexandre Horácio C. BITENCOURT

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).