Comparação da atividade antimicrobiana de extratos de confrei – Symphytum officinale – e agentes químicos
Abstract
Os agentes químicos com atividade antimicrobiana pertencem aos álcoois e aos grupos quaternários de amônio. Todavia com os avanços da biotecnologia e da química sintética, estudos têm
levado a uma revisão sobre as propriedades antimicrobianas de diferentes espécies vegetais. O presente estudo teve como objetivo comparar a atividade antimicrobiana de extratos de Symphytum officinalee agentes químicos comercializados em
cepas de Escherichia colie Staphylococcus aureus. Os bioensaios foram conduzidos no laboratório da FAMINAS-Muriaé (MG). Para a análise do controle positivo verificou-se a presença de crescimento bacteriano e, no controle negativo, verificou-se a não ocorrência de crescimento bacteriano.
Palavras-chave: antimicrobianos, extratos, agentes
químicos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).