Reflexões sobre o ensino da leitura: formando crianças leitoras
Abstract
Pensando a leitura como processo ativo e pessoal, com o objetivo de formar crianças leitoras e não decifradoras, este artigo discute, com base em uma revisão literária sobre diferentes contribuições – psicológica, pedagógica e lingüística –, a situação ideal do ensino da leitura e a situação real desta prática pedagógica, propondo a emergência de mudanças no ensino de leitura e indicando caminhos para a formação de autênticas crianças leitoras.
Palavras-chave: crianças leitoras, ensino da leitura,
contextos social e escolar.
Downloads
Published
2016-08-29
How to Cite
MONDIN, E. M. C. (2016). Reflexões sobre o ensino da leitura: formando crianças leitoras. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 5(1). Retrieved from https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/231
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).