O modelo estratégico na centralização das compras públicas: levantamento e análise dos modelos estratégicos utilizados nas operacionalidades de alguns órgãos públicos no Brasil

Autores

  • Giovani Domingos Beraldo Universidade FUMEC, Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
  • Mário Teixeira Reis Neto Universidade FUMEC, Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
  • Sérgio Barboza Menezes Universidade FUMEC, Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
  • Danilo Emanuel de Oliveira Santos de Treminio Salas Fundação Pedro Leopoldo,
  • Wendel Alex Castro Silva Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis. Universidade FUMEC.

Resumo

A pesquisa foi realizado por um estudo de caso com trabalho de campo, observação do participante com entrevista em profundidade com relato histórico e utilizou-se também dados em uma amostra entre os anos 2002 a 2013, período contemplado com o modelo experimental inovador em um órgão público e teve como objetivo apresentar um estudo de caso do modelo estratégico UNIÃO e FORÇA, com análise sobre os outros modelos estratégicos na centralização das compras públicas e a importância de cada tomada de decisão e a seriedade dos envolvidos no processo de centralização, levando em consideração a legislação vigente. Além disso, o estudo resultou-se com a criação de um check-list instrucional do processo com as possíveis dúvidas da implantação em uma instituição pública com um passo a passo não encontrado nas publicações acadêmicas. Por fim, o resultado do estudo representa um novo caminho para as instituições públicas poderem contribuir com informações para o mundo acadêmico, levando-os a apreciar a possível existência de vários modelos estratégicos que o setor público cria ao decorrer do tempo e que, geralmente, não são publicados. Além disso, é um projeto humanitário que pleiteia aos idealizadores o que será feito com a mão de obra que não será aproveitada nestes projetos, pois não foi encontrado essa informação nos outros estudos.

Palavras-chave: modelos estratégicos; órgãos públicos; gestão de compras; central de compras compartilhadas; reduções de esforços e custos.

Referências

AFFONSO, H. J.; MARTINS, H. C. Centro de serviços compartilhados (CSC): impactos da implementação do modelo na estratégia, na estrutura e na gestão de empresas do setor privado. Rev. Ciênc. Empres. UNIPAR, v.11, n.2, p. 191-212, 2010.

ARAUJO, G. B. P.; LEMOS, L. B. S. A Gestão de Compras Públicas: um estudo de caso da Central de Compras do Distrito Federal. Teoria e Prática em Administração, v. 10, n. 2, p. 124-137, 2020.

BARATA, J. G.; BRAGA, A. C. B. O Processo de recrutamento e seleção para o centro de serviços compartilhados do estado de Minas Gerais: estudo de caso. II Congresso Brasileiro de Políticas Públicas e Gestão Governamental, Belo Horizonte, 2017.

BERALDO, G. D.; TEIXEIRA, L. A. A.; REIS NETO, M. T. Motivação e gestão de pessoas no setor público. Revista Científica da FAMINAS, v. 16, n. 1, p. 26-34, 2021.

FALSARELLA, O. M.; JANNUZZI, C. A. S. C. Planejamento estratégico empresarial e planejamento de tecnologia de informação e comunicação: uma abordagem utilizando projetos. Gest. Prod., v. 24, n. 3, p. 610-621, 2017.

FERREIRA, C.; BRESCIANI, L.P.; MAZZALI, L. Centro de Serviços Compartilhados: da experiência britânica às perspectivas de inovação na Gestão Pública Brasileira. Revista do Serviço Público, v. 61, n. 4, p. 378- 403, 2010.

GUEDES, D. R.; SILVA JÚNIOR, A. R. Governança pública no Brasil: estado da arte dos estudos publicados entre 2009 a 2019. Revista Controladoria e Gestão, v. 2, n.1, p. 370-387, 2021.

MELO, G. C. R.; RODRIGUES, M. I. A. Licitações das arrematações ao novo projeto de lei: uma evolução do processo de compras públicas. Curitiba: Imprenta, 2014, p. 143.

SETOP, Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas de Minas Gerais. Cidade Admistrativa completa quatro anos com economia de R$121 milhões em 2013. Disponível em: <http://www.transportes.mg.gov.br/leis/story/1831-cidade-administrativa-completa-quatro-anos-com-economia-de-r-121-milhoes-em-2013> Acesso em: 01 de janeiro 2015.

SILVA, T. J.; PELLIN, A.; RIBEIRO, I.; ROLO, C. A. Diagnóstico e proposição de mudanças no fluxo de compras e almoxarifado de uma instituição de ensino Público Federal. Revista Capital Científico, v. 19, n.3, p. 86- 94, 2021.

VILHENA, R. M.; HIRLE, A. L. Gestão de compras e qualidade do gasto público: a experiência de Minas Gerais com o planejamento de compras e a integração da gestão de compras à gestão orçamentária. VI Brasil Gestão Secretário de Estado. Centro de Conversões Ulysses Guimarães, VI Congresso CONSAD de Gestão Pública, 2013.

VILHENA, R. M. P.; BRITO, A. R.; VALLE, A. C. C. A. Implantação de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) no Governo do Estado de Minas Gerais: pioneirismo, desafios, modernizações e inovações. VII Congresso CONSAD de Gestão Pública. Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Brasília, 2014.

Downloads

Publicado

02-08-2023

Como Citar

Beraldo, G. D., Neto, M. T. R., Menezes, S. B., Salas, D. E. de O. S. de T., & Castro Silva, W. A. (2023). O modelo estratégico na centralização das compras públicas: levantamento e análise dos modelos estratégicos utilizados nas operacionalidades de alguns órgãos públicos no Brasil. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 18(1), 20–29. Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/671

Edição

Seção

Relato de experiência