Um Jogo banco de funções: uma proposta didática no ensino superior com ênfase em funções econômicas
Palavras-chave:
Jogos, Funções Econômicas, GamificaçãoResumo
Este estudo investiga o impacto da metodologia de aprendizagem através de jogos no ensino de Matemática para alunos do ensino superior, por meio de um jogo de tabuleiro adaptado inspirado no 'Banco Imobiliário'. A pesquisa aborda como a utilização de elementos de jogos influencia a compreensão dos conceitos matemáticos, a motivação dos alunos para aprender e seu engajamento nas atividades acadêmicas. Os objetivos específicos incluem analisar a eficácia da metodologia, investigar seu impacto na motivação e engajamento dos alunos, e avaliar a percepção dos alunos sobre a experiência de aprendizagem. A revisão da literatura destaca a importância das metodologias ativas, como jogos, no processo educacional, enfatizando a transformação do papel dos alunos de meros receptores de conhecimento para protagonistas ativos da aprendizagem. O jogo 'Banco das Funções', uma adaptação pedagógica do 'Banco Imobiliário', é apresentado como uma ferramenta de ensino que visa envolver os alunos com conceitos matemáticos complexos de forma acessível e envolvente. A metodologia inclui a aplicação do jogo para alunos de Administração e Ciências Contábeis de uma Universidade Privada do interior de MG, seguida de observação e análise dos resultados. Os resultados indicam que o jogo contribui para a aprendizagem dos alunos, promovendo interação, colaboração e melhor compreensão dos conceitos matemáticos. Conclui-se que a gamificação, através do jogo de tabuleiro adaptado, pode ser uma estratégia eficaz para tornar o ensino de Matemática mais interessante, motivador e envolvente para alunos do ensino superior.
Palavras-chave: Metodologias ativas, Jogos, Ensino da Matemática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Érica Marques da Silva Santos, Myrian Schettino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).