Incidência de Staphylococcus aureus em tetos de vacas leiteiras girolandas
Resumo
RESUMO: Verificou-se a incidência de S. aureus em tetos de vacas leiteiras girolandas em uma fazenda localizada na Zona da Mata mineira. A coleta foi realizada em 15 animais antes e depois da ordenha. Constatou-se a presença de S. aureus em 53,33% das amostras, sendo que 43,75% estiveram presentes antes da ordenha mecânica e 56,25% foram encontradas após a ordenha. Além disso, 5 amostras que não continham a bactéria antes da ordenha, apresentaram resultado positivo após o procedimento. Medidas preventivas devem ser adotadas, uma vez que a bactéria pode causar mastite nestes animais.
Palavras-chave: Staphylococcus aureus, contaminação, girolandas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Francisco Gonçalves COSTA, Letícia Pazotti Castro DIAS, Luigi Vilela MARIGO, Thailane Costa da SILVA, Fernanda Mara FERNANDES

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).