Análise de qualidade por doseamento espectrofotométrico ultravioleta/visível (UV/VIS) e titulação por oxirredução de dipirona sódica comprimidos 500 mg
Resumo
RESUMO: A dipirona sódica possui diversas apresentações farmacêuticas: solução oral, injetável, comprimido e supositório. É medicamento isento de prescrição e considerado anti-inflamatório não-esteroidal. Este trabalho analisou, através dos métodos de espectrofotometria ultravioleta/visível (UV/VIS) e de titulação por oxirredução, o teor de dipirona sódica em cinco especialidades farmacêuticas, usando como padrão a matéria-prima dipirona sódica. Analisou-se a matéria prima dipirona sódica, o medicamento de referência, dois genéricos e dois similares, todos na forma farmacêutica comprimidos de 500 mg. Pode-se concluir que todas as amostras analisadas estavam em conformidade com os parâmetros estabelecidos pela Farmacopeia Brasileira, 5ª edição.
Palavras-chave: dipirona sódica, titulação, espectrofotometria.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).