Investigação farmacológica de terapia paliativa em pacientes com doença de Huntington em município da Zona da Mata mineira
Resumo
A doença de Huntington (DH) é uma desordem neurodegenerativa, autossômica dominante progressiva, caracterizada por distúrbios motores, cognitivos e comportamentais. Até o presente momento não existe cura para a DH. As opções de tratamento paliativo incluem tetrabenazina e amantadina, a primeira geração de neurolépticos ou a segunda geração de neurolépticos atípicos e também medicamentos
como anti-epilépticos, antidepressivos ou benzodiazepínicos. O objetivo desse estudo foi investigar os fármacos utilizados por portadores da DH em um município da Zona da Mata mineira.
As classes farmacológicas com maior e menor freqüência utilizadas pelos indivíduos pesquisados foram respectivamente antipsicóticos e ansiolíticos benzodiazepínicos.
Palavras-chave: Huntington, farmacologia, terapia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).