Quantificação microbiológica de bebedouros de escolas públicas em Muriaé (MG)
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar microbiologicamente os bocais de 50 bebedouros de 10 escolas públicas da cidade de Muriaé (MG). As amostras foram semeadas em meio BHI e Ágar MacConkey para a avaliação de microorganismos
mesófilos e coliformes totais. Todos os bocais estavam contaminados com organismos mesófilos e, em 90% das amostras, havia contaminação por coliformes totais. Estes resultados sugerem falha na higienização dos bebedouros das escolas investigadas.
Palavras-chave: coliformes, infecção, bebedouros.
Downloads
Publicado
12-09-2016
Como Citar
FREITAS, L. L. de, & SILVA, K. C. da. (2016). Quantificação microbiológica de bebedouros de escolas públicas em Muriaé (MG). REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 9(1). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/321
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).