Avaliação de estafilococos coagulase positiva em uma unidade de alimentação pública do estado de Minas Gerais
Resumo
Avaliou-se a presença de estafilococos coagulase positiva em uma unidade de alimentação e nutrição pública do estado de Minas Gerais. Foram realizados swabs em superfícies de contato com alimentos e em mãos de manipulador. Análises microbiológicas antes e após a orientação dos manipuladores foram efetuadas. Constatou-se redução de estafilococos, mas os
valores continuaram acima do recomendado pela literatura, apontando irregularidades nas condições higiênico-sanitárias.
Palavras-chave: alimentação coletiva, estafilocos coagulase positivo, manipulador de alimentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Lídia Granato BARBOSA, Ruy MADEIRA JÚNIOR, Aurélia Dornelas de Oliveira MARTINS, Eliane Maurício Furtado MARTINS, Cristina Thielmann MARTINS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).