Análise físico química de cápsulas manipuladas de fluconazol 150 mg
Resumo
O controle de qualidade constitui importante ferramenta para assegurar a eficácia e segurança dos medicamentos magistrais. O estudo apresenta como objetivo analisar cápsulas manipuladas de fluconazol 150 mg. Os ensaios realizados basearam-se na Farmacopeia Brasileira.
As formulações foram aprovadas nos testes de identificação, doseamento e desintegração, porém, a Farmácia A foi reprovada nos ensaios de peso médio e uniformidade de dose unitária e a Farmácia C não cumpriu com as especificações da análise de dissolução. Conclui-se que é necessário implantar
um controle de qualidade atuante nas farmácias magistrais, evitando assim a comercialização de produtos nocivos à saúde da população.
Palavras-chave: controle de qualidade, manipulação, cápsulas, fluconazol.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).