Fatores predisponentes ao aparecimento de DORT em costureiras
Resumo
O presente trabalho identificou os fatores que levam ao aparecimento de DORT em costureiras. Foi realizada uma abordagem quantitativa e constatou-se que elas, de modo geral, apresentam todas as características de indivíduos predispostos a
desenvolver a doença. É, também, evidente que as condições de trabalho associadas a uma carga horária maior, a repetitividade das tarefas e as posições antiergonômicas têm contribuído para o desenvolvimento da moléstia. Pode-se inferir com a realização deste estudo que para haver uma modificação no perfil dos DORT’s é importante alterar as relações referentes ao processo produtivo causal e, ainda, um maior comprometimento da empresa com a saúde dos funcionários, visto que esse distúrbio constitui um dos riscos mais incidentes sobre as trabalhadoras, reduzindo a sua capacidade laborativa.
Palavras-chave: DORT, costureiras, fatores
predisponentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).