Assistência farmacêutica e os obstáculos no âmbito da hipertensão arterial
Resumo
Este estudo avaliou a assistência farmacêutica aos pacientes hipertensos e as principais barreiras à sua aplicação e implantação. Para tanto, foram entrevistados 16 farmacêuticos responsáveis técnicos por drogarias no município de Cataguases (MG). Os principais obstáculos encontrados foram ausência do farmacêutico, precariedade do serviço de atenção farmacêutica, dificuldade de comunicação com o médico. Torna-se necessária a transposição desses obstáculos, a fim de que seja realizada uma assistência farmacêutica plena que proporcione melhor qualidade de vida aos pacientes hipertensos.
Palavras-chave: hipertensão arterial, assistência
farmacêutica, atenção farmacêutica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).