Visão psicanalítica sobre a Síndrome da Alienação Parental (SAP): os novos desafios da atuação de profissionais pelo viés da interdisciplinaridade em âmbito jurídico
Resumo
O presente artigo trata do fenômeno chamado Síndrome da Alienação Parental (SAP), sua conceituação e contextualização. Esse conceito será aqui analisado numa perspectiva psicanalítica, já que esta perspectiva tornou-se mais coerente para a compreensão de como os conflitos inconscientes do casal parental influenciam geram conseqüências psicológicas nos filhos. Para tanto, foi feita uma análise do discurso a partir dos textos resultantes de 11 anamneses aplicadas em usuários do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faculdade de Minas
(FAMINAS). Os resultados sinalizaram no discurso dos participantes a alienação parental ou até mesmo a própria Síndrome da Alienação Parental. Observou-se, então, que existe a necessidade de se desenvolver uma ação interdisciplinar nos órgãos que atuam com essa demanda, revelando a importância da Psicologia neste espaço.
Palavras-chave:separação, Síndrome da Alienação
Parental, psicanálise, análise do discurso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).