Qualidade físico-química das águas para abastecimento humano no município de Manhumirim (MG)
Resumo
Sabendo-se da importância de se realizar um rígido controle das águas para abastecimento humano, analisaram-se parâmetros físico-químicos inerentes ao padrão de potabilidade, em amostras de águas que abastecem o município de Manhumirim (MG). As análises físico-químicas foram: pH, acidez e alcalinidade totais sólidos totais dissolvidos, oxigênio consumido, oxigênio dissolvido, fósforo, dureza total, cloro residual livre e cloreto. Observou-se que somente para dureza total e cloreto, as amostras encontram-se nos padrões de
potabilidade. Deste modo, faz-se de extrema urgência melhorar os serviços de tratamento da Estação de Tratamento de Água (ETA), já que as não conformidades representam riscos à saúde dos consumidores.
Palavras-chave: potabilidade, análises, águas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).