Conhecimento e fatores associados a não realização do exame Papanicolaou em mulheres na Policlínica Municipal de Miraí (MG)
Resumo
Trata-se de uma pesquisa descritiva quantitativa, desenvolvida na Policlínica Municipal de Miraí (MG), com o objetivo de avaliar o conhecimento, periodicidade, cuidados e possíveis
barreiras quanto à realização do exame Papanicolaou.
Utilizou-se uma entrevista estruturada na coleta de dados de 67 mulheres. Os resultados mostraram que a maioria das pesquisadas conhece a importância do exame e o realiza anualmente. O sentimento de vergonha constituiu a principal causa para a não realização do exame. São necessárias ações
educativas que não se limitem somente à importância e finalidade do exame a fim de reduzir as barreiras emocionais e proporcionar maior conhecimento à população.
Palavras-chave:prevenção, neoplasias do colo do
útero, Papanicolaou.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Gabriela Milani SIMÕES, Cassiany Ferreira VARGAS, Larissa Vasconcelos CARVALHO, Daiane Cristina de Paula MANTUANE, Ana Paula Rodrigues BRASIL

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).