Conhecimento e fatores associados a não realização do exame Papanicolaou em mulheres na Policlínica Municipal de Miraí (MG)
Resumo
Trata-se de uma pesquisa descritiva quantitativa, desenvolvida na Policlínica Municipal de Miraí (MG), com o objetivo de avaliar o conhecimento, periodicidade, cuidados e possíveis
barreiras quanto à realização do exame Papanicolaou.
Utilizou-se uma entrevista estruturada na coleta de dados de 67 mulheres. Os resultados mostraram que a maioria das pesquisadas conhece a importância do exame e o realiza anualmente. O sentimento de vergonha constituiu a principal causa para a não realização do exame. São necessárias ações
educativas que não se limitem somente à importância e finalidade do exame a fim de reduzir as barreiras emocionais e proporcionar maior conhecimento à população.
Palavras-chave:prevenção, neoplasias do colo do
útero, Papanicolaou.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).