Prevenção de dores osteomusculares em eletricistas: uma análise ergonômica
Resumo
O trabalho é essencial para a sobrevivência do homem, sendo realizado, às vezes, de maneiras inadequadas, tornando-se um problema na saúde dos trabalhadores, interferindo no completo bem estar físico, psíquico e social. Os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT’s) destacam-se, entre as outras doenças ocupacionais, pelo crescimento significativo, sendo comum em eletricistas, por realizarem tarefas com condições inadequadas. O objetivo desta pesquisa
foi analisar a presença de dor em eletricistas, assim como a intensidade dolorosa, fatores causais e localização álgica.
Palavras-chave: eletricistas, dores osteomuscular,
fatores de risco.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Kenia Pires de OLIVEIRA, Marcus Ferreira MARTINS, Jorge de Assis COSTA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).