Percepção de consumidores de Viçosa (MG) sobre alimentos probióticos
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento dos consumidores a respeito dos alimentos probióticos. Foram entrevistadas 103 pessoas por meio de abordagem direta em quatro supermercados na cidade de Viçosa (MG). Dos entrevistados, 24% relataram consumir probióticos e já
conheciam ou obtiveram informações sobre probióticos, enquanto 76% não sabiam do que se tratava. Em relação aos que utilizam alimentos probióticos e o meio de obtenção de informações sobre o produto, a opção mais citada pelos entrevistados foi o nutricionista (41,7%). Os benefícios à
saúde dos alimentos probióticos citados pelos consumidores desses alimentos foram melhora intestinal (71,4%), prevenção de doenças cardiovasculares (33,3%), proteção contra câncer (28,5%), redução de colesterol sanguíneo (23,8%), controle de hipertensão (23,8%), aumento da imunidade (19%) e prevenção do diabetes (19%). Os resultados deste estudo indicam a necessidade de um programa de educação nutricional relacionado a esses produtos para um maior conhecimento dos alimentos probióticos e de seus benefícios.
Palavras-chave: nutrição, consumidor, alimentos
probióticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Nathiely das Graças LIMA, Cristiane Gonçalves de OLIVEIRA, Maria Sônia Lopes DUARTE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).