Análise da qualidade microbiológica e parasitológica da água do Densur, Muriaé (MG)
Resumo
A água tem fundamental importância para a manutenção da vida no planeta, e, falar da relevância dos conhecimentos sobre a água, em suas diversas dimensões, é falar da sobrevivência da espécie humana, da conservação e do equilíbrio da biodiversidade. Considerando as dúvidas a respeito da qualidade do tratamento da água realizado pelo serviço público em geral, a proposta desta pesquisa é avaliar microbiologicamente e parasitologicamente a água tratada de Muriaé (MG). Tendo-se por base o Manual Prático para Análise de Água da Funasa (2006), foram realizados testes microbiológicos em amostras de água representativas das cinco etapas do tratamento na Estação de Tratamento de Água do Demsur em Muriaé (MG). A análise de contaminação parasitológica seguiu a metodologia de sedimentação espontânea. Os resultados obtidos mostraram a ausência de coliformes totais e fecais, bem como de parasitas na água obtida no fim do tratamento. Com isso, concluiu-se que o tratamento
empregado é eficiente na eliminação dos contaminantes bacterianos e parasitológicos da água fornecida à cidade de Muriaé.
Palavras-chave: água, tratamento, qualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).