Estudo intervencional de pacientes portadores de disfunções temporomandibulares submetidos ao acompanhamento fisioterapêutico
Resumo
A disfunção temporomandibular é um termo que envolve grande número de problemas clínicos dos músculos da mastigação e de estruturas associadas. O presente estudo visa analisar a eficácia do tratamento fisioterapêutico nas disfunções
temporomandibulares utilizando o protocolo proposto por Barbosa e Barbosa 2009. Neste estudo, participaram três pacientes com disfunção temporomandibular. O programa de tratamento foi executado em 10 sessões; duas sessões semanais.
O protocolo utilizado mostrou-se eficaz na diminuição do quadro álgico e no restabelecimento dos padrões articulares funcionais. Novos estudos com maior número de participantes tornam-se necessários para ratificar a eficácia dos exercícios terapêuticos utilizados nesse estudo.
Palavras-chave: articulação temporomandibular,
disfunção temporomandibular, fisioterapia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Marina Novais SILVA, Vanessa Costa da Silva BARBOSA, Fabiano Sousa BARBOSA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).