Biologia de Phibalosoma phyllinum (Phasmatodea) em cativeiro
Resumo
Uma fêmea de Phibalosoma phyllinum (bicho-pau), fecunda, foi mantida em cativeiro para obtenção de dados referentes à reprodução, desenvolvimento e defesa da espécie. A fêmea realizou ovoposição durante seis meses totalizando 300 ovos,
dos quais, 60% eclodiram. A eclosão levou cinco meses para ocorrer. Do total de filhotes, 60% foram fêmeas. A troca de exúvia ocorreu de quatro a cinco vezes até atingir a idade adulta. O dimorfismo sexual foi evidente, o macho menor que a fêmea, e alado, e a fêmea além de maior, áptera. A cópula
teve duração de 12 a 48 horas, quando o macho permaneceu no dorso da fêmea. Como estratégias de defesa, observou-se a realização da autotomia, camuflagem e mimetismo. O estudo teve duração de três anos.
Palavras-chave: dimorfismo sexual, ovoposição,
autotomia, mimetismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).