Prevalência de sinais e sintomas de disfunção têmporo-mandibular em universitários de Muriaé, MG
Resumo
Disfunção têmporo-mandibular engloba distúrbios articulares e musculares do aparelho mastigatório. Nosso objetivo foi avaliar prevalência de sinais e sintomas associados à DTM em universitários. Utilizamos um questionário, da Academia
Americana de Dor Orofacial, com 10 questões sobre DTM nos últimos 6 meses. Dos 171 participantes, a média de idade foi 21,6 anos (DP=4,6), sendo 122 mulheres (71,3%). Os itens mais prevalentes foram: dificuldades, dor ou ambas ao abrir a boca
(29,24%); dificuldade, dor ou ambas ao mastigar, falar ou usar os maxilares (33,16%) e ruídos articulares (32,16%). Estas características, se não cuidadas, podem levar à instalação da DTM.
Palavras-chave: Disfunção têmporo-mandibular, articulação têmporo-mandibular, universitários.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Karine Correia BOREL, Vanessa Christina Costa da SILVA, Fabiano Souza BARBOSA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).