Alelopatia de extratos aquosos de Eucalyptus globulus Labill. na germinação e no crescimento de três espécies de hortaliças
Resumo
O objetivo deste trabalho foi identificar possíveis efeitos alelopáticos de extratos aquosos de Eucalyptus globulusLabill. na germinação e no crescimento de plântulas de alface (Lactuca sativa L. var. grand rapids), de repolho (Brassica oleraceaL.
var. capitata) e de nabo (Brassica rapaL.) em delineamento inteiramente casualizado, com cinco repetições com cinco sementes cada. Os extratos aquosos de E. globulusevidenciaram potencialidades alelopáticas na germinação e no crescimento do sistema radicular e da parte aérea de alface, de repolho e de nabo, sendo que a inibição aumentou com o aumento das concentrações dos extratos aquosos do E. globulus.
Palavras-chave: alelopatia, fisiologia vegetal, compostos aleloquímicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).