O ensino da álgebra associado à geometria – um estudo de caso
Resumo
RESUMO: O presente trabalho enfoca o ensino da
álgebra associado à geometria realizado por um professor de matemática nas 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, o qual procura tornar mais significativa a aprendizagem deste tópico. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos entrevistas semiestruturadas e procedemos a uma análise qualitativa dos dados Consideramos que o material didático utilizado pelo docente e a sua formação foram fundamentais para que se realizasse uma prática em sala de aula que vai ao encontro do que é proposto nos Parâmetros Curriculares de Matemática, dedicados às últimas séries do ensino fundamental. Um de seus objetivos se constitui em propiciar o desenvolvimento do pensamento algébrico, já que a álgebra é o conteúdo a ser trabalhado, sem deixar de lado o desenvolvimento do pensamento geométrico.
Palavras-chave: ensino da álgebra, geometria, ensino fundamental, educação matemática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).