Determinação do potencial genótico, toxicidade, índice mitótico de boldo e utilização de plantas medicinais em região rural próxima ao município de Muriaé (MG)
Resumo
RESUMO: Realizou-se um levantamento etnobotânico de plantas medicinais utilizadas por moradores da região rural próxima à cidade de Muriaé (MG), por meio de questionário, e avaliou-se o potencial genotóxico e o índice mitótico da planta mais citada. Foram entrevistados 41 participantes, sendo a planta boldo a mais citada (16%). Utilizou-se extrato aquoso de Plectranthus barbatus em duas concentrações 3g/500 mL (T1) e 13g/500 mL (T2), além de um controle negativo composto por água destilada (C1). Após um período de 72 horas, as radículas foram coletadas, fixadas em etanol-ácido acético (3:1) e estocadas em etanol 70%. Foram analisadas células em todas as fases do ciclo celular de A. cepa. Os resultados do teste demonstraram que houve redução no tamanho médio das raízes em todas as concentrações testadas. O extrato aquoso de P. barbatus também demonstrou provocar alteração no ciclo celular pela inibição da divisão das células, como indica o índice mitótico, porém não apresentou valor estatisticamente significante (p = 0,05) entre as amostras T1 (p = 0,191), T2 (p = 0,114) e o controle. Não foram verificados efeitos genotóxicos nas células meristemáticas.
Palavras-chave: toxicidade, boldo, plantas medicinais, Allium cepa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).