Mobilizing Specialized Knowledge through Didactic Resources in Microbiology Teaching: An Experience Report.

Authors

  • Alexandre Horácio Couto Bittencourt Centro Universitário UNIFAMINAS
  • Susel Soares IFMT
  • Monica Luis
  • Marcela Marques

Keywords:

Microbiology, Didactic Resources, Specialized Knowledge, BTSK, Science Education

Abstract

Literature brings us how complex and abstract teaching about Microbiology is, a topic of extreme importance due to its everyday implications, to health and to the environment. In this research, we present which specialized knowledge of teachers of the theoretical model BTSK - Biology Teacher's Specialized Knowledge) were mobilized during teaching episodes, with qualitative character through experience reports of a high school teacher applied to four 2nd and 3rd classes years at the State School Emília Esteves Marques in Carangola - Minas Gerais, which to achieve its objective, it was used didactic resources, which allowed us to characterize what knowledge was manifested and to analyze successfully the importance of the connection of knowledge for the learning process be expressive

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Author Biographies

Alexandre Horácio Couto Bittencourt, Centro Universitário UNIFAMINAS

Doutor em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF-Campos dos Goitacazes-RJ), Mestre em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (1999), Especialista em Gestão e Implementação em EAD pela Universidade Federal Fluminense(2015) Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996). Pesquisador Associado da rede Nacional de Ciência para Educação. Atua como professor do Centro Universitário UNIFAMINAS desde 2004, ministrando aulas nos cursos de graduação na área de saúde e pós-graduação. Atua como Coordenador de Pesquisa desde 2007, bem como Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFAMINAS Muriaé. Desde 2014, atua na Universidade Estadual de Minas Gerais - Campus Carangola como Coordenador de Pesquisa e Extensão e Professor nos Cursos de Ciências Biológicas e Administração. Membro parecerista do COEPE, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEMG. Líder de Grupo de Pesquisa no CNPq: NOVAS TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO E ENSINO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E MATEMÁTICA e PRODUTOS NATURAIS E SUA APLICAÇÃO EM MECANISMOS PATOGÊNICOS, participa do grupo de pesquisa Grupo de Estudos da Biodiversidade e Conservação da Zona da Mata Mineira. Possui experiência nas áreas de Biologia Celular e Estrutural, Histologia, Farmacobotânica e Farmagonosia, Fitoquímica e Gestão Ambiental. Desenvolve pesquisas com plantas em atividades biocidas, Plantas com potencial terapêutico no combate a inflamações, educação ambiental e arborização urbana e Ensino e aprendizagem aplicado às novas tecnologias em educação. Detentor e responsável do domínio alexandrebittencourt.com.br.

Susel Soares, IFMT

Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT), pesquisadora vice-líder do TSK Group Teachers Specialized Knowledge Research Group do IFMT, Membro da Rede Iberoamericana MTSK ? Universidad de Huelva/Espanha com projeto sobre Conhecimento Especializado de Professores de Química, doutoranda em Educação pela UFMT, mestra em Ensino pelo IFMT, especialista em Gestão Pública pela UFMT, especialista em Perícia Criminal pela FAE e graduada em Química pela UNESP. Possui conhecimento na área Química com ênfase em: Análise Cromatográfica; Planejamento e Otimização de Experimentos; Laboratório de Pesquisa; Laboratório de Tecnologia Ambiental Atmosférica; Laboratório de Mini Cervejaria; Laboratório de Ensino; Laboratório de Manipulação de Cosméticos, Fitoterápicos e Homeopatia; Legislação de Matéria-prima para Fragrâncias e Aromas; Estudo Fitoquímico; Legislação de Transporte, Armazenamento, Meio Ambiente e Importação de Produtos Químicos, e; Ensino de Química. Possui experiência em multinacional como Química Responsável, como representante na Comissão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da ABIFRA (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Essenciais, Produtos Químicos Aromáticos, Fragrâncias, Aromas e Afins), como coordenadora de curso e como professora do ensino técnico e superior. Atualmente docente das disciplinas Tecnologia de Bebidas, Operações Unitárias e Processos Industriais e termodinâmica, atuando nos cursos de Engenharia de Alimentos e Técnico em Química.

Marcela Marques

Graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina-Muriaé, MG, no ano de 2007. Pós-graduação Lato sensu em Gestão, Auditoria, Perícia Judicial Ambiental; e em Direito Agrário e Ambiental; cursando Pós-graduação Lato sensu em Ecologia de Ecossistemas. Mestra em Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT. Pesquisadora do TSK Group - Teacher's Specialized Knowledge Research Group / Grupo de Pesquisa Conhecimento Especializado de Professores; Experiência em docência na Educação Básica; Ensino Superior e em Pós-Graduação em Docência do Ensino Médio. Membro representante do Brasil do Grupo de Pesquisa de Educação Ambiental sobre Interações Animais no âmbito Pedagógico. Possui também experiência profissional em Licenciamento Ambiental; Coordenação e Elaboração de Programas Ambientais; Projeto de Reabilitação, Monitoramento e Soltura de Animais Silvestres; Monitoramento e Resgate de Fauna e Flora de Empreendimentos; Manejo de Animais Silvestres em Cativeiro; Projeto Socioambiental; Consultoria Ambiental e Coordenação de Equipe. Atualmente é Professora de Biologia na Secretária de Estado de Educação de Mato Grosso.

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Published

2025-11-17

How to Cite

Bittencourt, A. H. C., Soares, S., Luís, M., & Marques, M. (2025). Mobilizing Specialized Knowledge through Didactic Resources in Microbiology Teaching: An Experience Report. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 20(1), 58–80. Retrieved from https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/899

Issue

Section

Relato de experiência