Avaliação de uma intervenção nutricional realizada com paciente diabético

Authors

  • Edithiane Cabral Acadêmica do Curso de Nutrição da Faculdade de Minas (FAMINAS). Campus Muriaé. Muriaé – MG, Brasil

Abstract

1 Introdução

O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença que se caracteriza pela ocorrência de hiperglicemias crônicas e destaca-se como uma importante causa de morbidade e mortalidade, acometendo milhões de indivíduos [1]. A terapia nutricional atua na prevenção e no controle da patologia, sendo de grande importância a associação entre as orientações nutricionais e às mudanças de estilo de vida. Porém, diversos são os desafios para a adesão às recomendações nutricionais por parte dos pacientes diabéticos [2]. O objetivo do presente estudo foi propor e acompanhar uma intervenção nutricional realizada com um paciente diabético.

 

2 Material e Método

Trata-se de um estudo de intervenção, realizado no município de Espera Feliz – MG, entre os meses de janeiro e março de 2021, com um idoso de 71 anos do sexo masculino, o qual concordou em participar assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foi utilizado um questionário que continha questões relacionadas a estilo de vida e consumo alimentar e também foi realizada avaliação antropométrica obtendo-se os valores de peso (kg) e estatura (m) e posterior cálculo do índice de massa corporal (IMC) (Kg/m²). Além disso, houve coleta do valor da glicemia capilar em jejum referente aos dias dos encontros, a qual foi obtida a partir do glicosímetro FreeStyle®. Após o primeiro encontro, foram propostas 8 metas nutricionais, sendo trabalhadas 2 metas por semana, compreendendo melhorias nos hábitos alimentares e ingestão hídrica, e foi marcado um novo encontro considerando o mesmo intervalo de 30 dias. Entretanto, no retorno o paciente relatou dificuldades em seguir as metas e um novo encontro foi proposto considerando o período de 30 dias. Ao final do período de acompanhamento, o paciente foi investigado quanto ao cumprimento das metas e os dados coletados para análise e interpretação.

3 Resultados e Discussão

No primeiro encontro observou-se o peso de 75,4 kg e IMC de 25,5 kg/m², sendo classificado como sobrepeso. Ao final do acompanhamento, observou-se uma redução de 3,4 kg e o IMC de 24,6 kg/m², sendo este adequado para a idade. O paciente obteve um resultado satisfatório em relação ao cumprimento da maioria das metas. O paciente passou a ingerir no mínimo 2 litros de água ao dia, diminuiu o consumo de alimentos como pães, massas, bolos e biscoitos, reduziu o consumo de sal e temperos industrializados, assim como o consumo de açúcar refinado e aumentou o consumo de frutas, ingerindo de 2 a 3 porções ao dia. Porém, apresentou certa dificuldade em aumentar o consumo de vegetais, tendo sido proposto no mínimo 1 folhoso e 1 legume nas principais refeições, e em inserir alimentos fontes de fibra nos lanches. O paciente indicou ter dificuldade em inserir alimentos na sua rotina que os familiares não possuíam o hábito de consumir. Ainda, ele relatou um maior bem-estar após as mudanças alimentares realizadas e apresentou a redução dos valores de glicemias capilares, visto que, no primeiro encontro o valor aferido e indicado foi de 121 mg/dL, após 30 dias foi de 101 mg/dL e ao final foi de 86 mg/dL. De modo geral, o paciente relatou grande satisfação quanto a intervenção realizada e informou que pretendia continuar com os novos hábitos alimentares. Ressalta-se que o êxito da intervenção nutricional para pacientes diabéticos está na constância de um acompanhamento nutricional e na adesão ao tratamento, prevenindo assim, complicações agudas e crônicas da doença e melhorando a qualidade de vida desses indivíduos [2].

 

4 Conclusão

Conclui-se que, apesar dos desafios enfrentados pelo paciente em seu âmbito familiar, este apresentou melhorias na sua rotina alimentar, o que contribuiu para um melhor controle glicêmico e para um maior bem-estar.

Downloads

Download data is not yet available.

References

GUARIGUATA, L. et al. Global estimastes of diabetes prevalence for 2013 and projections for 2035. Diabetes Research and Clinical Practice, v.103, n.2, p.137-149, 2014.

PEREIRA, A.L. et al. Considerações nutricionais em pacientes com diabetes Tipo 2. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research, v.34, n.3, p.52-60, 2021.

Published

2021-12-20

How to Cite

Cabral, E. (2021). Avaliação de uma intervenção nutricional realizada com paciente diabético. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 16(2). Retrieved from https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/654