A influência do ambiente, estado nutricional e idade gestacional ao nascer sobre o desenvolvimento motor de crianças com idade entre 2 e 5 anos: uma revisão sistemática
Abstract
Ao longo do seu desenvolvimento, o ser humano adquire habilidades motoras e se adapta a ela por meio da prática ao longo do tempo. Entretanto, fatores ambientais, físicos e do próprio desenvolvimento podem ser decisivos para o desenvolvimento motor humano. Sendo assim, esta revisão bibliográfica teve como objetivo analisar a influência do ambiente, estado nutricional e idade gestacional ao nascer sobre o desenvolvimento motor de crianças com idade entre 2 e 5 anos. Foram analisados os artigos originais submetidos a revisão por pares, divulgados no Portal CAPES, no idioma português e que foram encontrados mediante a inserção dos descritores desenvolvimento motor, criança, crianças e infantil. Para avaliação dos artigos foi utilizado o CASP. Foi observado que a quantidade de objetos e condições de estímulos no lar, renda familiar, escolaridade dos pais, prática de atividade física e idade gestacional ao nascer estão positivamente relacionadas ao desenvolvimento motor. Crianças destras possuem melhor habilidade motora com as mãos preferidas, enquanto sinistras possuem melhor habilidade com os membros não preferidos. Baixo peso e prematuridade ao nascer e excesso de peso no período pós-natal aumentam o risco de deficiência motora. Logo, o desenvolvimento das habilidades e capacidades motoras dependem da condição de aptidão manual e podal, idade gestacional ao nascer, ampla estimulação motora desde o início da vida e boas condições ambientais, físicas e socioeconômicas, tanto dentro quanto fora do lar. Portanto, crianças em idade pré-escolar devem ser estimuladas com atividades físicas lúdicas diversificadas, planejadas conforme as suas particularidades gestacionais, físicas e socioculturais.
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