Estudo exploratório de conhecimento de consumidores e profissionais da estética sobre produtos naturais de beleza no Brasil
Abstract
O mercado da estética é um setor bilionário que não para de crescer e o Brasil é o terceiro país do mundo que mais lucra com higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Muitos dos produtos utilizados para a estética podem ser tóxicos e desta forma, uma busca por novas substâncias para a obtenção de produtos mais naturais foi iniciada. Este trabalho possui como principal objetivo analisar o nível de conhecimento por parte de consumidores e profissionais da estética no Brasil sobre produtos naturais e orgânicos. Um questionário on-line foi utilizado como coleta de dados. Dos 414 participantes, 94% relataram consumir produtos de beleza e os demais participantes relataram ser profissionais de estética (6%). Cerca de 65% responderam que gastavam até R$ 100,00 por mês com produtos de beleza, como cosméticos, perfumaria e higiene pessoal. Mais de 80% das pessoas já ouviram falar de cosméticos orgânicos e naturais. Cerca de 84% responderam que os cosméticos naturais podem ser uma maneira de reduzir as despesas com saúde. Quase 80% disseram que pagam até 10% a mais por um cosmético natural e orgânico, demonstrando que há resistência ao consumo de um produto mais natural e orgânico. Embora a amostra apoie uma causa socioambiental do segmento de beleza, o público não possui uma atitude consciente de consumo. Aqui identificamos algumas explicações e uma delas é o custo mais alto de cosméticos naturais e orgânicos, em comparação com os utilizados.
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