Mudanças no perfil de morbimortalidade de crianças menores que um ano em 17 anos no município de Muriaé-MG (2000-2016)
Abstract
A taxa de mortalidade de infantil (TMI) retrata a qualidade de vida de uma população e contribui para o planejamento de políticas públicas nas áreas educacionais e de saúde pública. A sistematização desses dados pode ser uma excelente forma de identificar as vulnerabilidades na saúde pública da cidade e orientar políticas setoriais. Este estudo retrata a morbimortalidade infantil em crianças de até um ano de idade, na cidade de Muriaé - Minas Gerais, entre os anos de 2000-2016, destacando as possíveis principais causas para os óbitos. Esse estudo teve como objetivo analisar as mudanças no perfil de morbimortalidade de crianças menores que um ano no município de Muriaé-Minas Gerais, utilizando os dados sobre óbitos infantis disponíveis em dezessete anos no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). Após a coleta dos dados, realizou-se uma análise dos resultados obtidos para definição das causas dos óbitos e se houve mudanças nos motivos de óbitos infantis do período avaliado. A partir dos dados colhidos, conclui-se que a redução na TMI, tendência observada no país, ocorreu também em Muriaé, apesar de pouca alteração no perfil de causas de mortalidade. Houve redução pela metade dos óbitos causados por afecções perinatais, mas essas ainda são a principal causa de óbito infantil no município. A avaliação do conjunto de causas no município evidenciou a prevalência de mortes infantis por causas evitáveis, além da forte relação entre mortalidade infantil e assistência perinatal inadequada, fazendo-se necessária melhoria nas iniciativas contra os condicionantes da mortalidade infantil.
References
DATASUS (Org.). Óbitos infantis – a partir de 1996: Notas Técnicas. 2017. Disponível em: <http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/sim/Obitos_Infantis_1996_2012.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2019.
MARANHÃO, A. G. K.; VASCONCELOS, A. M. N.; PORTO, D. L.; FRANÇA, E. Mortalidade infantil no Brasil: tendências, componentes e causas de morte no período de 2000 a 2010. Em: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Saúde Brasil 2011: uma análise da situação de saúde e a vigilância da saúde da mulher. Brasília: Editora MS, v. 1, p. 163-182, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).