Avaliação da atividade antibacteriana do extrato de Caesalpinia ferrea Martius e desenvolvimento de uma formulação fitocosmética
Abstract
Este trabalho avaliou a atividade antibacteriana do extrato glicólico da Caesalpinia ferrea Martius sobre as estirpes bacterianas Escherichia coli e Staphylococcus aureus, realizou a caracterização fitoquímica e avaliou a manutenção da atividade antimicrobiana do extrato num produto fitocosmético. Na triagem fitoquímica foram evidenciadas saponinas, ácidos orgânicos, açúcares redutores, esteróides e triterpenóides, fenóis e taninos. A atividade antimicrobiana foi comprovada contra S. aureus e inexistente contra E. coli. A concentração efetiva para o produto formulado é a de 3%.
Palavras-chave: Caesalpinia ferrea Martius, pau-ferro, atividade antibacteriana, fitocosméticos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).