Análise física e microscópica do sêmen e sua relação ao uso de drogas lícitas e ilícitas em indivíduos jovens adultos
Abstract
RESUMO: Trata-se de estudo transversal e descritivo, realizado em Muiraé (MG), com aplicação de questionário semi-estruturado e coleta do sêmen de 30 indivíduos, com mediana de idade de 22 anos. As técnicas para análise foram desenvolvidas de acordo com a metodologia de Strasinger e Lorenzo. A maioria dos espermogramas avaliados neste estudo encontrava-se dentro dos valores de normalidade estipulados pela OMS. Não foi encontrada associação dos aspectos microscópicos aos dados demográficos da amostra pesquisada, porém foi possível observar uma correlação estatisticamente significativa entre a morfologia dos espermatozoides e o uso de tabaco e de drogas ilícitas.
Palavras-chave: sêmen, análise seminal, drogas lícitas, drogas ilícitas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).