Análise sensorial e composição nutricional de sacolés acrescidos de suplemento nutricional ofertados à pacientes oncológicos
Abstract
Avaliou-se a aceitação de sacolés enriquecidos com suplemento nutricional em pó por pacientes oncológicos em tratamento de quimioterapia e verificou-se a composição nutricional dos mesmos após a adição do suplemento. O método utilizado para verificação da aceitação das preparações foi o Sensorial Afetivo, utilizando-se, a Escala Hedônica Híbrida. Para verificação da densidade nutricional utilizou-se o rótulo do suplemento e tabelas de composição centesimal de alimentos. As receitas desenvolvidas com o suplemento apresentaram ótima aceitação pelos pacientes, atingindo percentuais de aceitabilidade superiores a 90%, podendo ser consideradas, portanto, alternativas viáveis para complementar a alimentação de pacientes oncológicos inapetentes.
Palavras-chave: suplemento nutricional, câncer, análise sensorial.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Mayara Regina Rodrigues do AMARAL, Elaine ESTEVAM, Rafaela Mara Silva FONSECA, Bethânia Estevam Moreira CABRAL

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).