Efeitos da inulina sobre o perfil glicêmico em ratos induzidos ao Diabetes Mellitus tipo 2
Abstract
Utilizaram-se 32 ratos machos Wistar, divididos em quatro grupos de controle: positivo, negativo, inulina 5% e inulina 1%. A glicemia foi realizada nos 1°, 2° e 7° dias após a administração de aloxana (42 mg/kg). Nos grupos inulina 5%, inulina 1% e positivo, os animais apresentaram, ao longo do experimento, bom estado geral sem perda de peso e ganho significativamente maior que o grupo controle negativo. Por meio do teste estatístico de Kruskal-Wallis, associado ao teste de Dunn’s, foi possível correlacionar os dados do grupo inulina 5% e 1%, e destes separadamente com o controle positivo – não houve diferenças significativas referentes aos valores de glicemia em quaisquer das aferições. Comparando-se a avaliação clínica dos grupos, pode-se observar que o positivo estava muito debilitado, uma vez que não obteve boa cicatrização, e que esta foi bem lenta se comparada à dos grupos inulina 5% e inulina 1%. Conclui-se que a inulina não deve ser utilizada como forma de tratamento isolado no DM 2, podendo seus efeitos serem benéficos quando associada ao alimento.
Palavras-chave: diabetes mellitus, glicemia, inulina.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).