Cuidadores de idoso: análise do conhecimento de Enfermagem e o risco para desenvolvimento de estresse no exercício da função
Abstract
Este estudo visou identificar quem são os cuidadores de idosos, avaliar seus conhecimentos a respeito da função e verificar o risco do desenvolvimento de estresse nessa população.
Participaram da pesquisa 12 cuidadores residentes em Muriaé (MG), que responderam a um questionário semiestruturado. Verificou-se que o papel de cuidador predominantemente recai sobre a figura da mulher. Além de possuírem baixo nível
de escolaridade, a maior parte tem entre 60 e 69 anos e executam os cuidados sem qualquer esclarecimento, treinamento ou ajuda. Quanto ao estresse, metade da amostra apresentou algum sinal da doença, sendo evidenciado, também, um caso de altíssimo estresse.
Palavras-chave: cuidadores de idosos, estresse,
qualidade de vida, Enfermagem.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Bruno Gonçalves de OLIVEIRA, Mônica Félix de ALVARENGA, Sônia Maria DAL-SASSO

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).