Perfil antropométrico, hábito alimentar, prática de atividade física e acesso a tecnologia de escolares de uma escola pública e outra privada na cidade de Muriaé (MG)
Abstract
O objetivo do trabalho foi avaliar a prevalência de obesidade em crianças de 7 a 10 anos em duas escolas, uma pública e outra privada do município de Muriaé (MG). Realizou-se um
estudo transversal com 102 escolares de ambos os gêneros, 50% de cada escola; foram avaliados peso e estatura e se aplicou um questionário próprio para avaliar a freqüência dos hábitos alimentares, prática de atividade física e acesso a tecnologia. Foi observado que, através da estatura para idade, 100% dos alunos foram classificados como adequados. Quando avaliados pelo peso para idade, 27% dos escolares da escola pública e 65% dos escolares da escola privada apresentaram peso elevado para a idade e apenas 2% dos estudantes da rede pública foram classificados como baixo peso. Já através do IMC para idade, 18% dos alunos da escola pública e 29% dos alunos da escola privada foram classificados em obesidade e 6% dos participantes da escola pública em magreza. Apesar da prevalência de obesidade ter sido maior na rede de ensino particular, os alunos das duas escolas apresentaram hábitos
alimentares inadequados, além disso, a escola privada apresentou mais alunos que não praticam atividade física e que gastam mais tempo com a tecnologia. Conclui-se que há uma alta prevalência de excesso de peso nos grupos estudados, além de hábitos alimentares inadequados e excesso de tempo gasto
com a tecnologia demonstrando, assim. a necessidade de políticas governamentais e ações dos profissionais da área a fim de prevenir e diminuir a prevalência e incidência dessa doença e seus fatores de risco.
Palavras-chave: crianças, obesidade, hábito
alimentar, atividade física.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).