A comunicação de más notícias entre médicos e pacientes no universo oncológico
Abstract
A presente investigação buscou conhecer a emissão da comunicação das “más notícias” em oncologia, na perspectiva de médicos e pacientes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com pacientes com diagnóstico de câncer e médicos
oncologistas vinculados a um centro de referência para tratamento em oncologia. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados indicam que não existe “fórmula de bolo” para o momento da
comunicação, que deve ser pautada nas preferências e individualidades do paciente. A partir desses resultados, é possível perceber a importância de ouvir antes de falar.
Palavras-chave: câncer, representações sociais, más
notícias.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).