Avaliação preliminar de metabólitos secundários em Scoparia dulcis L. e atividade molúscida sobre Achatina fulica
Abstract
Plantas medicinais com propriedades biocidas são de grande relevância em todo o mundo, principalmente para o combate de caramujos, como Achatina fulica. No estudo, avaliou-se a ação
moluscicida do extrato aquoso de Scoparia dulcis L., conhecida como vassourinha, frente a ovos de Achatina Fulica, a partir de matrizes mantidas no laboratório da FAMINAS. Foi realizado estudo fitoquímico da planta em estudo, a ação moluscicida
foi testada com a aspersão com água potável e com os extratos vegetais diariamente, durante 17 dias. Observou-se que não houve eclosão no bioensaio tratado com o extrato vegetal, demonstrando grande eficácia da Scoparia dulcis L.
Palavras-chave: Achatina fulica, Scoparia dulcis L.,
biocidas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).