A qualidade de vida no ambiente de trabalho sob a ótica de professores da rede pública
Abstract
Este estudo objetiva conhecer e analisar os fatores que interferem na qualidade de vida no trabalho dos professores levando em consideração fatores como incentivo para desenvolver suas tarefas, oportunidade de crescimento e segurança, integração entre os funcionários, salário, satisfação
e motivação. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa e caráter exploratório, cujo instrumento foi uma entrevista semi-estruturada, realizada com 20 professores pertencentes a uma escola pública situada na cidade de Muriaé (MG). A análise dos
dados revelou que no ambiente de labor pesquisado há um bom trabalho em equipe e também oportunidade para os professores desenvolverem sua criatividade. Contudo, apesar do trabalho não lhes oferecer segurança, o salário não ser compatível com o mercado de trabalho e existirem obstáculos que contribuem para a insatisfação, a grande maioria dos entrevistados sente-se satisfeita e motivada para desenvolver suas atividades. De modo geral, constatou-se que os professores consideram boa a qualidade de vida no trabalho.
Palavras-chave: professor, qualidade de vida no
trabalho, motivação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).