Perfil da autonomia funcional e flexibilidade em idosos institucionalizados e não institucionalizados no município de Muriaé (MG)
Abstract
Com o envelhecimento, surgem as perdas na funcionalidade e, concomitante a isso, a diminuição da flexibilidade. O objetivo deste estudo foi comparar o nível de flexibilidade e de autonomia funcional entre idosos institucionalizados e idosos
participantes do Programa de Saúde da Família (PSF) na cidade de Muriaé (MG). A amostra foi composta por 17 idosos, entre 65 e 80 anos, sendo 10 praticantes de atividades físicas regulares e 7 institucionalizados sem nenhuma intervenção. A flexibilidade foi mensurada através da utilização do Banco de Wells e a autonomia funcional avaliada pelos testes do Grupo de Desenvolvimento LatinoAmericano para a Maturidade (GDLAM). Em relação à flexibilidade, os idosos do PSF apresentaram melhor desempenho. Quanto à autonomia funcional, o grupo de idosos praticantes de atividade física se
mostrou mais apto, porém ambos os grupos foram
classificados como “fracos” em C10m, LPS, LPDV.
Palavras-chave: idosos, autonomia funcional,
flexibilidade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).