A construção da imagem de Márcio Lacerda (PSB), candidato à Prefeitura de Belo Horizonte em 2008, a partir da cultura da mineiridade acionada pelo jornal Estado de Minas

Authors

  • Luiz Ademir de OLIVEIRA Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), São João del-Rei (MG).
  • Natália Silva Giarola de RESENDE Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), São João del-Rei (MG).

Abstract

O artigo toma como base a cultura da mineiridade para explicar o posicionamento do jornal Estado de Minas (EM), entre os meses de maio a outubro, nas eleições municipais de Belo Horizonte em 2008. O jornal busca legitimar a candidatura de
Márcio Lacerda (PSB), intitulado o “candidato da aliança”, que conseguiu apoio de forças tradicionalmente antagônicas na capital mineira, o então governador Aécio Neves (PSDB) e o então prefeito Fernando Pimentel (PT). A polêmica e a inédita aliança foram mostradas pelo jornal como uma idéia política de conciliação e convergência acima dos interesses políticos, marca da cultura da mineiridade. Nesse ponto, o jornal torna-se ator político participando diretamente do processo eleitoral ao enfatizar o discurso de Lacerda como o do candidato conciliador.

Palavras-chave: mídia e política, mineiridade,
eleição, Belo Horizonte, Estado de Minas.

Published

2016-08-30

How to Cite

OLIVEIRA, L. A. de, & RESENDE, N. S. G. de. (2016). A construção da imagem de Márcio Lacerda (PSB), candidato à Prefeitura de Belo Horizonte em 2008, a partir da cultura da mineiridade acionada pelo jornal Estado de Minas. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 6(3). Retrieved from https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/260