Nível de estresse e depressão em mães cuidadoras de pacientes portadores de transtornos invasivos do desenvolvimento na Apae-Muriaé (MG)
Abstract
Este estudo investigou, através de pesquisa de campo, se mães cuidadoras de pessoas com transtornos invasivos do desenvolvimento – F84 (com ênfase no autismo infantil – F84.0 – e no transtorno invasivo do desenvolvimento não especificado – F84.9) que freqüentaram a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Muriaé (MG), em 2009, desenvolveram estresse e depressão em decorrência da sobrecarga emocional. Participaram do estudo 13 mães cuidadoras. Utilizou-se como instrumentos uma entrevista semi-estruturada, além do Inventário de Sintomas de Stress para adultos de Lipp (ISSL) e o Inventário de Depressão de Beck (BDI). Os resultados mostraram que, das 13 mães pesquisadas, 69,23% apresentaram estresse; deste total, 67% com predominância de estresse psicológico e 53,84% com depressão de nível leve.
Palavras-chave:transtornos invasivos do desenvolvimento, autismo infantil, transtorno invasivo do
desenvolvimento não especificado, estresse, depressão.
RESUMEN:
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).